top of page

GRANDES PROJETISTAS DA HISTÓRIA DA F1

Não existe campeão sem um carro razoavelmente bom, essa é a LEI DO AUTOMOBILISMO. Dedico essa parte do site para homenagear aquelas pessoas que às vezes ficam esquecidas, mas são fundamentais para o sucesso dos pilotos: os projetistas.

1) Rudolf Uhlenhaut:

 

Nome pouquíssimo conhecido dos fãs de F1, Rudolf Uhlenhaut foi Engenheiro Mecânico da Mercedes, responsável pelo projeto do Mercedes W196, carro revolucionário da F1 com injeção direta não eletrônica, que correu com rodas cobertas no GP França 54, e deu os campeonatos de 1954 e 1955 ao Fangio na F1. O mais curioso da história de Rudolf é que ele testava os carros da Mercedes e conseguia até bater os tempos do Fangio, apesar de nunca ter corrido em competições oficiais. Ou seja ele era bom de projeto e bom "de braço" também. Ele foi o responsável pelo projeto do Mercedes-Benz 300SL e SLR.

Agradecimento ao Engenheiro Mecânico e piloto de kart Eurico Mello, por ter dado a informação sobre Rudolf Uhlenhaut.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Uhlenhaut

Rudolf-uhlenhaut.jpg

2) Colin Chapman:

 

Poucos sabem mas Colin Chapman foi piloto da F1 por apenas uma corrida no GP França 1956, mas ele é realmente conhecido como um revolucionário projetista e dono da lendária equipe Lotus. Chapman trouxe várias novidades para a F1 que logo seriam copiadas pelas outras equipes, incluindo o famoso EFEITO SOLO gerado pelo assolho do carro de F1, na qual ele e o engenheiro Peter Wright foram os criadores. Sua equipe  Lotus ganhou os títulos de 1963, 1965, 1968, 1970, 1972 e 1978 e venceu as 500 milhas de Indianápolis em 1965 com o genial Jim Clark. 

chapman-1.jpg

3) Mauro Forghieri:

 

Em 1961, com apenas 27 anos de idade, Forghieri foi nomeado diretor técnico da Ferrari, tendo se juntado à equipe como aprendiz no ano anterior após sua graduação da universidade. (Fonte: Site AUTORACING *) Foi projetista da Ferrari, responsável pelos ótimos carros de 1974, 1975, 1976 1977, 1979 e 1982. Nesse período conquistou o bicampeonato de Niki Lauda e o campeonato de Jody Scheckter, só não conquistou o título de 1982 por causa da morte de Gilles Villeneuve e do grave acidente de Didier Pironi.

(*) https://www.autoracing.com.br/projetista-mauro-forghieri-morre-aos-87-anos/#comment-6029962473

Forghieri.jpg

4) Gordon Murray:

 

Gordon Murray foi o primeiro projetista a trazer a ideia da suspensão "pull rod" para a F1 na Brabham de 1974 (com esse carro José Carlos Pace venceu o GP Brasil 75), ele foi o projetista da "Brabham ventilador" de 1978 que ganhou uma corrida com Niki Lauda depois foi banida da F1. Projetou as Brabhams 81 e 83 que deram os títulos de Nelson Piquet e em 1986 a Brabham BT55 que foi o primeiro "carro skate" da F1 (esse projeto seria o precursor da McLaren 88). Depois se transferiu para McLaren (para o lugar de John Barnard) e auxiliou o projeto junto com Steve Nichols (projetista chefe) do McLaren MP 4/4, carro que ganhou 15 das 16 corridas de 1988 com Senna e Prost. No final dos anos 80, ele ainda projetou o primeiro McLaren de rua com motor BMW.

Gordan Murray.jpg

5) John Barnard:

 

Projetista inglês com estilo inovador, que participou do projeto dos McLarens série M23 (1972 a 1974, campeão com Emerson Fittipaldi) e foi o principal projetista dos McLarens série MP dos anos 80 com fibra de carbono (MP4/2, MP4/2A e MP4/2B, campeões com Niki Lauda e Alain Prost) e ainda inovou com a traseira "formato coca-cola". Em 1987 se transferiu para a Ferrari, projetou bons carros nesses anos que venceram 12 corridas de 1987 a 1990, sendo que em 1990 a equipe italiana disputou de igual para igual com a McLaren. Em 1991 se transferiu para a Benetton, fez história ao lançar o carro com bico tubarão que seria referência para todos os carros da F1 de 1995 em diante. Depois ele retornou para a Ferrari de 1993 a 1996, sempre projetando bons carros. Depois de Adrian Newey e Colin Chapman, talvez tenha sido o melhor projetista da F1.

Curiosidade: ele era um projetista disciplinado. Quando foi para a Ferrari, ele proibiu que os mecânicos bebessem vinho durante o almoço nos finais de semana de corrida, que era uma prática comum dentro da equipe.

John Barnard.webp

6) Patrick Head:

 

Foi projetista chefe da equipe Williams, responsável pelos carros campeões de 1980, 1982, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997. Ele dominou o EFEITO SOLO na F1 de 1980 a 1982, nesse período a Williams ganhou 2 títulos (80 e 82) e só não ganhou o de 81, por que Piquet fez diferença na Brabham. Ele projetou a Williams 92/93 que talvez tenha sido o melhor carro da história, nos treinos era 2 segundos mais rápido que qualquer carro do grid e tinha uma confiabilidade bastante elevada. Os Williams FW14B, FW15, FW15B e FW15C eram uma maravilha eletrônica, que corrigiam os erros de pilotagem, pois possuíam freios ABS, diferencial eletrônico, suspensão ativa e controle de tração e o FW15 ainda passava as marchas sozinho tanto nas acelerações, quanto nas reduções, além disso tinha a aerodinâmica do Adrian Newey. Esse carro foi tão dominante, que teve sua eletrônica banida para a temporada de 1994.

Como curiosidade vários pilotos diferentes foram campeões com esses carros e nenhum deles venceu duas vezes (Jones, Rosberg, Piquet, Mansell, Prost, Hill e Villeneuve).

Patrick_Head.jpg

7) Rory Byrne:

 

O sulafricano Rory Byrne é um nome pouquíssimo lembrado, mas ele foi o projetista principal de TODOS os carros campeões do Schumacher. Ross Brawn era o 2o projetista e nem sempre participava dos projetos. Carros campeões: Benetton 1994 e 1995, Ferrari 1999 (campeã de construtores), 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.

Rory Byrne.jpg

8) Adrian Newey:

 

Nos números esse é o maior projetista da história da F1. Engenheiro aerodinâmico é chamado de "Mago" no meio da F1, por saber usar a aerodinâmica dos carros adequando-os para cada tipo de regulamento. Uma característica dos seus carros é gerar downforce, sem comprometer o arrasto aerodinâmico.

 

Em 1980, ele começou como estagiário da equipe Copersucar (futura Fittipaldi), de 1981 a 1983 trabalhou na March de F2, de 1984 a 1987 na Indy Car, de 1988 a 1990 na March F1, de 1991 a 1997 na Williams, de 1998 a 2005 na McLaren e de 2006 em diante na Red Bull. Ele foi campeão por 3 equipes diferentes (Williams, McLaren e Red Bull).

Campeão de Pilotos: 1992, 1993, 1996, 1997, 1998, 1999, 2010, 2011, 2012, 2013, 2021, 2022 e 2023.

Campeão de Construtores: 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 2010, 2011, 2012, 2013, 2022 e 2023.

Adrian Newey projetou os March 85C e 86C (*), carros que foram campeões em 1985 com Al Unser Sr e 1986 com Bobby Rahal na F Cart. Provando que nas outras categorias, ele também construiu carros vencedores.

 (*) Fonte: Canal Boteco F1 (https://www.youtube.com/watch?v=ioQbRVlYE5I&t=1s)

Segue vídeo do Canal Driver61 contando a história do Adrian Newey. https://www.youtube.com/watch?v=eJ1cOyMDD-g&t=42s

adrian-newey.jpg
bottom of page